Harlei Diniz quer teste do coraçãozinho em bebes

15/02/2012

Harlei Diniz quer teste do coraçãozinho em bebes

Segundo dados oficiais, nascem no Brasil aproximadamente 23 mil crianças com problemas cardiacos por ano, ou seja, a cada 100 bebês nascidos 1 é cardiopata , que consiste em qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração do bebê.

Infelizmente o maior problema está na falta de diagnóstico correto das doenças, causando até mesmo a morte da criança. Com estes dados em mãos e consciente de seu papel para amenizar esta situação, o vereador Harlei Diniz solicitou que o Executivo Municipal apresente Projeto de Lei que torna obrigatório o exame do coraçãozinho.

"Este exame se trata, na verdade, de oxímetro que mede a concentração de oxigênio no sangue e que detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem sintomas. É um exame simples e rápido, dura apenas 5 minutos", disse o vereador.

Cabe agora ao Executivo analisar a proposta e avaliar a possibilidade de implantar o exame em toa a Rede Municipal de Saúde da cidade, que será feito sem gerar custo algum para o município, sendo feito nas primeiras 24horas após o nascimento da criança.

Homenagem: Na mesma sessão, o vereador também prestou homenagem ao atleta aparecidense de down hill Wallace Miranda, que foi vice-campeão na descida das escadarias de Santos. "Temos que valorizar este atleta que leva o nome de Aparecida para todos os lugares do país, até mesmo internacionalmente", disse Harlei.