Notícias

5ª Conferência das cidades resulta em propostas para desenvolvimento urbano

15/05/2013

5ª Conferência das cidades resulta em propostas para desenvolvimento urbano
Um trabalho de parceria entre a Câmara Municipal, a Prefeitura, entidades sociais e representativas e movimentos populares, ocasionou na 5ª Conferência das Cidades. Um encontro que enfocou o desenvolvimento e o planejamento urbano.

O evento aconteceu no último dia 15 de maio, e reuniu cerca de 200 pessoas no Plenário da Casa de Leis. Em uma primeira etapa, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar a explanação de especialistas sobre características e diversidades do município em vários setores.

Entre os palestrantes estavam o professor e engenheiro José Benedito Ribeiro, que falou sobre habitação e expansão da área urbana; o professor e biólogo Marcelo Marcondes explanou a situação de Aparecida em relação ao saneamento e ao meio ambiente. Carlos Maisel e Marco Antonio Almeida falaram sobre mobilidade e acessibilidade; e Diego Samaha e Sidnei Bittencourt abordaram a vocação da cidade: o turismo.

Em um segundo momento, os participantes elaboraram documentos com propostas para os temas abordados no âmbito de Aparecida. Estes mesmos documentos resultaram em um relatório, encaminhado ao governo Federal e Estadual, e que poderão ser utilizados no Plano Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Para o evento a nível estadual foram eleitos como representantes de Aparecida: por parte do Executivo Municipal, Luis Marcelo Marcondes Pinto, e como suplente Aloísio Lourenço de Almeida; como movimentos populares: Carlos Alexandre Rodrigues da Conceição, e suplente Carlos Maisel; e Cláudio José da Costa, e suplente José Benedito Ribeiro.

Uma cópia deste relatório foi encaminhada ao Executivo Municipal, e de acordo com o prefeito em exercício, Sargento Ernaldo, "todas estas propostas serão levadas em consideração para garantir melhorias e transformar Aparecida na cidade idealizada pelos munícipes", declarou na ocasião do evento.