Adval quer obrigatoriedade de acompanhante em consultas médicas

24/10/2014

Adval quer obrigatoriedade de acompanhante em consultas médicas
Durante a 18ª Sessão Ordinária, o vereador Adval Benedito Coelho apresentou Projeto de Lei que torna obrigatória a presença de acompanhante durante consultas médicas realizadas em postos de saúde, pronto socorros, unidades ambulatoriais e hospitalares no município de Aparecida. O vereador justificou o PL devido a dificuldade encontrada por pacientes em narrar ao médico às mazelas que lhes afligem.

O Projeto foi encaminhado para as Comissões, e caso seja aprovado, determina que o acompanhante será maior de 18 anos, e preferencialmente ser parte da família do paciente. Determina ainda até que momento o acompanhante permanecerá junto ao paciente, sem tirar a autonomia do médico durante a consulta.

"Queremos que o paciente possa se sentir mais seguro durante uma consulta, além de favorecer na investigação do mal que o aflige, já que muitas informações são esquecidas durante a anamnese", ressaltou Adval.

Caso o Projeto de Lei tenha pareceres favoráveis das Comissões Legislativas, será colocado à votação, aprovado pelo Plenário, será encaminhado para o Executivo para que o prefeito possa sancioná-lo e transformá-lo em Lei.